No Brasil existem 12 Patrimônios Históricos da Humanidade e nas missões está o único localizado na região sul do país
As obras de revitalização do espetáculo Som e Luz, nas Ruínas de São Miguel devem iniciar ainda neste semestre. A notícia foi dada pela diretora do Departamento de Turismo da Fundação dos Municípios das Missões, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, e o vice-diretor do Detur, prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, na assembleia da AMM, que ocorreu na última sexta-feira. O lançamento oficial das obras será durante as festividades da 4ª Expofeira, que acontece entre os dias 29 de abril a 04 de maio, em São Miguel das Missões.
Conforme explicou a diretora do Detur, prefeita Rosane Grabia, os recursos no valor de aproximadamente 1 milhão e setecentos mil reais para o início das obras já estão disponíveis, porém, é preciso mais de dois milhões de reais para a conclusão de todos os serviços previstos no projeto de revitalização do local. A proposta é buscar as verbas que faltam em programas federais. Já está confirmada uma audiência no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, no próximo dia 13 de maio, e sendo aguardada a confirmação, na mesma semana, de uma reunião com o ministro do Turismo. "Vamos nos reunir com o ministro do Turismo e diretor do IPHAN para solicitarmos maior aporte de recursos para que as obras de revitalização possam ser finalizadas", ressaltou Rosane Grabia. Ela informou também que entre as demandas que serão tratadas em Brasília estão os projetos turísticos individuais dos municípios da AMM. "A diretoria do Detur fará uma reivindicação coletiva de todos estes projetos junto ao ministro do Turismo", completou ela.
Estarão presentes nas audiências a prefeita Rosane Grabia, o prefeito Hilário Casarin, o presidente da AMM, prefeito Junaro Rambo Figueiredo e o secretário executivo do Detur, Geovani Gisler. Casarin lembrou da importância do espetáculo Som e Luz para quem visita as Ruínas Jesuíticas. Segundo ele, caso a apresentação não aconteça mais, haverá uma queda de 80 por cento no turismo missioneiro. "As Ruínas estão em São Miguel mas pertencem a toda região. A partir das melhorias no Som e Luz poderemos traçar ações para fomentar os atrativos turísticos em cada um dos municípios da AMM", destacou o vice-diretor do Detur. No Brasil existem 12 Patrimônios Históricos da Humanidade e em São Miguel das Missões está o único localizado na região sul do país, tombado em 1983 pela Unesco.