Retomada das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo teve destaque no evento, que vai até dia 10 de maio
Oportunidades de empreender, valorização dos produtos à base de milho, diversidade cultural, inovações tecnológicas, entretenimento e integração das comunidades, enaltecem a Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, que está em sua 17ª edição, sempre contribuindo com o desenvolvimento regional. Mas além disso, a Feira tem expressiva representatividade no cenário político.
Autoridades federais e estaduais que visitam o local, têm a possibilidade de conhecer as potencialidades e também as necessidades das Missões. Como é o caso da abertura oficial da Fenamilho,que ocorreu na última sexta-feira (1/5), quando esteve presente o governador José Ivo Sartori, o ministro do TCU, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas.
Proximidade estratégica
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, a participação da Associação na Fenamilho é obrigatória. "Indiscutivelmente, é a maior feira da região em visitação de público, abrangência de municípios expositores e volume de negócios apresentados", destacou Fabiam. Ele citou outro ponto forte do evento: a proximidade dos prefeitos com as autoridades majoritárias. "Quando um governador, secretários de Estado e autoridades nacionais vêm até aqui, geram oportunidades a todos os gestores municipais estabelecerem este contato direto."
Aeroporto
Prefeito anfitrião, Valdir Andres reforçou que a Fenamilho é a grande vitrine da produção regional. "Vivemos um momento favorável, com uma safra poderosa de grãos que se tornará uma marca na nossa história". Mas ele solicitou especial atenção do governador Sartori, em nome da população santo-angelense e de toda a região, quanto a retomada das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo. "Hoje, dia 1º de maio, fazem dois anos que o aeroporto está interditado, com os serviços paralisados. Confio no senhor, governador Sartori, pois agora, a solução só poderá vir do seu governo", clamou Andres.
Prudência
A grande expectativa das comunidades e da Associação, era com a confirmação de investimentos no aeroporto de Santo Ângelo para que não permaneça interditado, até que se conclua a segunda etapa por parte do governo federal. "O prefeito Andres e também o ministro do TCU, Augusto Nardes, fizeram este pedido ao governador do Estado. Mas concordamos com o estilo de administrar do governador Sartori. Melhor que as decisões sejam tomadas com prudência para que não se transformem em promessas não cumpridas", afirmou.
Conforme explicou Fabiam, Sartori assumiu o compromisso perante todos a constituir um grupo de trabalho e definir, de uma vez por todas, a situação desta paralisação do aeroporto, bem como o complemento dos investimentos. Segundo o prefeito Thomas, o grande sonho é um aeroporto maior, com vôos internacionais. Mas, enquanto isso não acontece, espera-se que o Estado invista os recursos que lhe compete para reativação do aeroporto.
Reconhecimento
O dirigente da Associação dos Municípios das Missões fez questão de elogiar o trabalho do governo municipal de Santo Ângelo e comissão organizadora da Fenamilho Internacional. "Quero parabenizar e registrar o reconhecimento da AMM ao prefeito Valdir Andres, que já presidiu a Famurs e também a AMM. Todos perceberam o valor do trabalho do Executivo para o sucesso da Feira", destacou.
Presença da AMM
Prefeitos e equipes de diversos municípios missioneiros prestigiaram o evento. Entre eles, o chefe do Executivo de Cerro Largo, René Nedel, que comentou sobre o pronunciamento de José Ivo Sartori. "O governador explanou com muita autenticidade e clareza a difícil situação financeira do Estado, garantindo que seguirá atuando com firmeza e serenidade para mudar este quadro. Ele falou sobre a força da região das Missões, e que olhará para todos os nossos municípios. Isso nos motiva a continuarmos unidos em nossas reivindicações", disse Nedel.