CARREGANDO
Bom dia | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Terra dos Presidentes, São Borja vai sediar reunião sobre turismo regional

Publicado em 03/09/2014
Por Karin Schmidt
Memorial Casa João Goulart

Resultados da reunião com BNDES referente verbas para conclusão do espetáculo Som e Luz, e participação da região na Expointer estarão entre os temas do encontro

As reuniões mensais do Departamento de Turismo da Fundação dos Municípios das Missões (Detur/Funmissões) têm entre os objetivos oportunizar aos 26 municípios que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM), formas de apresentarem suas potencialidades e atrativos turísticos, além de projetos locais que estão sendo desenvolvidos para fomentar o setor. E, na próxima terça-feira, dia 9 de setembro, às 14 horas, na Prefeitura Municipal, será a vez de São Borja sediar o encontro do Detur que reúne, cada vez mais, participantes interessados em promover o avanço do turismo missioneiro.

Relatos sobre o encontro da diretoria do Detur com a chefe do Departamento de Cultura do BNDES, no Rio de Janeiro, que tratou sobre a viabilização do restante dos recursos para conclusão dos serviços de modernização do espetáculo Som e Luz; participação da região na Expointer/2014; andamento dos trabalhos de organização dos roteiros turísticos comercializados na região das Missões e integração de novos roteiros, farão parte da pauta.

A reunião deverá contar com a presença do prefeito anfitrião, Farelo Almeida e equipe; do presidente da AMM, prefeito Junaro Rambo Figueiredo; da diretora Detur, prefeita Rosane Grabia; do vice-diretor, prefeito Hilário Casarin, da secretária Executiva do Departamento, Izábel Ribas; dos representantes da região no Conselho Estadual de Turismo, Marcos Mattos e Romaldo Melher, além de outros prefeitos, vices, secretários municipais de Turismo, vereadores, imprensa, empresários e demais integrantes dos 26 municípios das Missões.

Berço de filhos ilustres

São Borja está situado na fronteira oeste do Estado, sendo banhado pelo rio Uruguai, que é a fronteira natural com a cidade de Santo Tomé localizada na província de Corrientes, na Argentina. Fundado em 1682, por padres Jesuítas espanhóis, é o município mais antigo do Rio Grande do Sul e reconhecido legalmente, por lei estadual, como "Terra dos Presidentes", por ser berço de dois ilustres presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart, o Jango. O nome da cidade é homenagem a São Francisco de Borja, que foi o 3º geral da Ordem dos Jesuítas. Antigamente, a cidade era também conhecida como a Capital do Linho, devido ao forte cultivo da planta no município nas décadas do início do século XX. O Memorial Casa João Goulart está entre os pontos turísticos mais visitados no município.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS