Nesta primeira etapa serão 2 vagas para a elaboração das atividades que serão implementadas a partir de 2015. Prazo para entrega de currículos encerra no dia 24 de setembro.
Já está publicado no endereço eletrônico da Unesco o edital (Projeto 914BRZ4016) que prevê a contratação de dois consultores para o desenvolvimento do projeto de Valorização do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis. Os currículos devem ser enviados ao Iphan, que vai coordenar os trabalhos, até o próximo dia 24 de setembro. Uma das vagas é destinada a um profissional com graduação em qualquer área, preferencialmente com pós-graduação em administração pública ou gestão de projetos. O interessado, que atuará em Porto Alegre, também deverá comprovar habilidade no idioma espanhol.
Atribuições dos consultores
Entre outras funções, o consultor deverá levantar e sistematizar informações para o planejamento e fluxos das ações previstas no projeto, assim como gerenciar as contratações de serviços e consultorias. O objetivo final é a elaboração de um documento técnico contendo proposta metodológica para organização do material produzido pelo projeto, tanto em papel quanto eletrônica. Também será feito um documento técnico contendo banco de dados de Instituições parceiras nacionais e internacionais, seus gestores e propostas, bem como pessoas físicas e jurídicas envolvidas na execução do projeto. O profissional selecionado também deverá realizar viagens de monitoramento aos sítios da Região das Missões Jesuíticas dos Guaranis, sempre que necessário.
O segundo profissional a ser contratado vai atuar em Brasília. Deve ter nível superior em Relações Internacionais ou Ciências Sociais, proficiência em inglês com expressivo conhecimento das terminologias específicas da área do patrimônio cultural, além de conhecimento instrumental em espanhol.
Propor estratégias e aperfeiçoar instrumentos de planejamento, no âmbito do comitê gestor do projeto de valorização da paisagem cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis, também está entre as atribuições. O resultado do trabalho do contratado é um documento técnico com a metodologia e o cronograma das atividades a serem desenvolvidas, que irão subsidiar o planejamento das ações necessárias para a implementação do projeto na região das Missões.
Critérios para contratação
De acordo com o edital divulgado, por determinação do decreto 5.151, de 22/07/2004, não podem ser contratados para atuarem no projeto de cooperação internacional, servidores federais, estaduais, ou municipais que estejam na ativa, bem como empregados de subsidiárias ou controladas. A exceção é para os professores universitários, desde que o chefe imediato declare que não há incompatibilidade de horários e comprometimento das atividades atribuídas. Os interessados em trabalhar no projeto do Parque Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis devem enviar o currículo, até o dia 24 de setembro, pelo correio ou endereço eletrônico: projeto.missoes@iphan.gov.br. Mais informações: www.unesco.org.