CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Presidente da Famurs pede mobilização dos prefeitos missioneiros

Publicado em 23/08/2013
Por Karin Schmidt

Valdir Andres alertou para a marcha gaúcha dos prefeitos como uma das alternativas de pressionar o governo do estado

Os municípios gaúchos estão passando por uma crise financeira muita séria, e precisam tomar uma atitude mais impactante para sensibilizar as autoridades federais e estaduais. Dados levantados pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) indicam que vem aí um fim de ano muito grave na economia dos municípios em consequência da queda na arrecadação e aumento dos custos. E não existe nenhum sinal de que a situação na economia nacional vai melhorar no ano que vem. Este foi o alerta do presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres aos prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores e demais lideranças que fazem parte das 26 cidades da Associação dos Municípios das Missões (AMM), durante a assembléia mensal no dia 16 de agosto. No encontro, ele pediu o apoio da AMM para a Marcha Gaúcha dos Prefeitos que vai acontecer no final de outubro em Porto Alegre, com data a ser definida. "O estado precisa nos ajudar mais. Temos que continuar unidos e lutar por nossas reivindicações em frente ao Palácio Piratini. Não podemos mais ficar quietos", conclamou o prefeito missioneiro.

Ao se referir às dívidas da Federação oriundas de outras administrações, Valdir Andres esclareceu que apesar das dificuldades financeiras vai continuar se empenhando para reerguer a entidade. "A Famurs está lá para trabalhar pelos municípios. Se na próxima gestão o presidente der continuidade a nossa luta, acredito que em dois ou três anos teremos novamente uma entidade forte e atuante. O presidente da AMM, e também prefeito de Cerro Largo, René José Nedel manifestou total apoio em nome dos municípios que congregam a Associação. "Não podemos deixar a nossa Casa dos Municípios enfraquecer, pois ela nos representa muito bem em todas as  reivindicações da nossa região. Tanto a AMM quanto os dirigentes das demais Associações de Municípios do estado estão se reunindo quinzenalmente na sede da Famurs para, numa ação conjunta, encontrar soluções que fortaleçam a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul", destacou René José Nedel.

Movimentos em defesa dos municípios
Lembrando as manifestações de rua de diversas categorias que ainda ocorrem em alguns lugares do país, Valdir Andres explicou que a lição é muito clara. “Eles pularam a classe política, nos deixaram de lado e foram diretamente exigir as coisas nas ruas. Por isso, nós prefeitos precisamos agir da mesma forma, não podemos mais nos omitir. Temos que fazer movimentos também em nossas cidades, movimentos em nossas regiões, movimentos na Capital gaúcha", constatou o dirigente da Famurs ao pedir que a região das Missões organize sua mobilização. Ele reforçou que  na escala federal a luta com o governo também não pode parar. Por isso, a importância da participação de todas as lideranças políticas municipais na Marcha Gaúcha dos Prefeitos que acontecerá em outubro.

O presidente da Famurs informou aos prefeitos missioneiros que não foram bons os resultados alcançados durante a Marcha à Brasília. Segundo ele, os chefes dos executivos não podem se iludir. “Recebemos uma esmola, uma migalha que ainda nem foi aprovada. A expectativa era a de que até o dia 15 de agosto passado já poderíamos contar com a verba, mas agora dizem que terá que ser votado um projeto na Câmara, no Senado, além de ser uma ajuda que não representa muita coisa. É melhor que nada, porém, não é suficiente”, acrescentou Andres.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS