As Missões Jesuíticas são consideradas o principal roteiro histórico culturail do RS
A diretora do setor de turismo de São Luiz Gonzaga Sandra Ferreira e o presidente da Associação de Amigos das Missões Carlos Augusto Silveira, representaram e divulgaram a região das Missões na 19ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT). O evento, que acontece tradicionalmente no mês de outubro em Buenos Aires, capital da Argentina, é uma das feiras de turismo mais importantes do mundo. E as atrações turísticas missioneiras chamaram a atenção dos visitantes. "As imagens da Catedral de São Luiz Gonzaga, com sua beleza arquitetônica ímpar, os escapulários e a cruz missioneira oferecidos aos turistas como proteção, impressionaram bastante", contou Sandra Ferreira. Ela disse que, embora o Rio Grande do Sul seja bem conhecido dos argentinos, diversos agentes de viagens ainda não conhecem as Reduções Jesuíticas do lado brasileiro, mas demonstraram grande interesse neste itinerário, na busca de mais informações sobre as ofertas de viagens e passeios turísticos.
Participação em feiras
Na avaliação de Sandra Ferreira, a participação da região missioneira em feiras desse porte traz resultados muito positivos, pois possibilitam importantes contatos com protagonistas do setor, além de marcarem a existência de um excelente destino turístico tanto para o mercado nacional quanto internacional. Mas ela faz uma ressalva: "nossa região precisa estar preparada com material de divulgação e pessoas especializadas em turismo, com conhecimento para informar e absorver novidades que ampliem o destino Missões” evidenciou, acrescentando que este é apenas um dos caminhos para divulgar as potencialidades da região. "É preciso empenho e ousadia nos projetos. Qualificar sempre,investir em novas tecnologias, pois precisamos utilizar estas ferramentas a nosso favor”, incentivou a diretora de Turismo de São Luiz Gonzaga.
Principal Destino Cultural do Estado
A região das Missões, juntamente com a Setur/RS e outras regiões do país, dividiu um stand da Embratur. No local o público encontrava folders das Missões, encarte da revista Mercado e Eventos destacando os mais conhecidos destinos do RS, além de lembranças e informações turísticas. No encarte publicitário sobre turismo produzido pelo governo gaúcho, e que foi distribuído em Buenos Aires aos agentes de viagens e turistas, o destino Missões está no mesmo patamar de importância de Gramado, Torres, Bento Gonçalves e Porto Alegre. Isto, de acordo com Sandra Ferreira deve ser motivo de alegria e motivação para os missioneiros, mas traz uma grande responsabilidade aos gestores da área de turismo. “As Missões Jesuíticas são consideradas o principal destino histórico cultural do RS. Somos muito importantes e talvez o que falte é a região acreditar nisso, se posicionar como um produto turístico de qualidade, envolvendo todos os municípios missioneiros para melhorar ainda mais os produtos disponibilizados aos turistas interessados em conhecer a região das Missões", enfatizou Sandra Ferreira.