CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Planalto Médio também adere à luta da AMM pela Ferrovia Norte-Sul

Publicado em 12/11/2013
Por Karin Schmidt

A Carta Missioneira será apresentada oficialmente no evento que terá a presença de lideranças de todos os setores

A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplan) vai somar esforços com a AMM para reativação do transporte ferroviário na região, e fará manifesto de apoio à Carta Missioneira em favor do traçado da Ferrovia Norte-Sul. A resolução foi comunicada aos representares da comissão pró ferrovia, durante encontro que ocorreu na segunda-feira, dia 11 de novembro, na Prefeitura de Ijuí com o presidente da Amuplan, prefeito de Bozano, Gederson Mori e o prefeito anfitrião, Fioravante Balim. Representando a comissão de trabalho da Associação dos Municípios das Missões (AMM) participaram os vices-prefeitos de São Borja, Jefferson Homrich e de Santo Ângelo, Nara Damião. "A Amuplam estará presente na Audiência Pública, dia 22, e levará o manifesto em apoio à carta da região missioneira", confirmou Balim, que também é vice-presidente da Associação. No encontro, Nara Damião e Jefferson Homrich explicaram sobre a importância da união de forças para viabilizar os estudos de um traçado que contemple os municípios da região noroeste do RS. Eles informaram aos líderes do Planalto Médio que o prazo para análise da proposta é até abril de 2014. 

Carta Missioneira

O texto da Carta Missioneira será elaborado com o apoio dos 26 prefeitos dos municípios integrantes da AMM, no próximo dia 22 de novembro na assembleia mensal da Associação, que vai acontecer na sede, em Cerro Largo, com início às 9 horas. À tarde, no mesmo local, a partir das 14 horas, acontecerá a audiência pública que vai tratar sobre a inclusão das missões nos estudos de viabilidade do traçado da Ferrovia Norte-Sul. Na ocasião, a Carta será apresentada oficialmente e depois encaminhada ao ministro dos Transportes, aos presidentes da Frente Parlamentar Nacional e Estadual das Ferrovias, ao governo do Estado, governo Federal, Valec, EPL e outros órgãos competentes. 

O traçado sugerido pela Associação dos Municípios das Missões contemplará a maior região produtora de grãos do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que o estudo prioriza regiões que se destacam no setor agropecuário. E a ferrovia é o meio de transporte ideal para o escoamento das produções para os grandes centros, distribuidores e consumidores do país e do mundo. Outro fator positivo é a questão turística, geração de emprego e renda, já que nas missões está o único Patrimônio Histórico da Humanidade da região sul do Brasil: as Ruínas de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões. Também a estratégica localização de portos e aeroportos, entre outros importantes itens, serão informados na Carta Missioneira. "Será um momento de grande mobilização de forma a consolidar esta iniciativa, que trará desenvolvimento para as nossas regiões", reiterou o presidente da AMM, prefeito René José Nedel. Para a audiência pública estão sendo esperadas autoridades federais, estaduais e municipais, imprensa, representantes de universidades, entidades de todos os segmentos, comunidades e todos  que quiserem participar do evento.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS