Elaborado na assembleia da Associação em Pirapó, documento com as demandas deverá ser entregue ao governador ainda neste ano
Na expectativa de que o novo governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori se mostre sensível aos pleitos da região, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) está organizando um material para ser encaminhado ao governador eleito, ainda neste ano de 2014. O documento começou a ser formatado pelos prefeitos durante a assembleia mensal da Associação, no último dia 21, em Pirapó. Os gestores municipais vão explicar como se encontram os 26 municípios missioneiros, e quais são as ações que precisam de atenção imediata da próxima administração estadual, como infraestrutura logística, aeroporto regional e ponte internacional.
A decisão das lideranças missioneiras foi tomada diante da constatação de que este é o momento ideal para apresentar a pauta de reivindicações prioritárias da região das Missões, pois a equipe de transição do governo estadual está trabalhando nas iniciativas que serão desenvolvidas, já a partir de primeiro de janeiro de 2015.
Reivindicações missioneiras
Entre os principais itens da lista estão os acessos asfálticos, recuperação das estradas, ponte internacional, aeroporto regional, alteração da lei do ICMS que beneficia municípios agrícolas, ampliação dos recursos do transporte escolar, melhorias na eletrificação rural e repasse dos recursos aos municípios que tiveram prejuízos com as enchentes ocorridas em junho deste ano.
O presidente da AMM ressaltou que a região missioneira está confiante no empenho de José Ivo Sartori. “Temos algumas lutas constantes e que se arrastam há tempos, como as ligações asfálticas aos municípios de Garruchos, Pirapó, Rolador, Eugênio de Castro e Ubiretama, e recuperação das rodovias estaduais”, reiterou Junaro acrescentando que os prefeitos e outras lideranças regionais precisam continuar mobilizados. “Somente com a união de forças é que conseguiremos avançar em nossas pautas municipalistas, junto aos governos federal e estadual”, enfatizou.
Força política da Famurs
Provavelmente na próxima semana o levantamento completo das demandas estará finalizado, e em nome da AMM, o presidente Junaro Rambo Figueiredo vai repassá-lo, pessoalmente, à presidência da Famurs que entregará ao governador José Ivo Sartori. “Com a força política da Federação, que vai ajudar a cobrar o cumprimento das solicitações dentro doe esforço de valorização do municipalismo, certamente teremos mais êxito na viabilização dos pleitos missioneiros”, concluiu o presidente da Associação dos Municípios das Missões.