CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

50 anos de história da AMM serão resgatados em livro

Publicado em 18/10/2013
Por Karin Schmidt

Uma viagem às histórias pitorescas dos municípios, as negociações políticas dos prefeitos e vices que integraram, e dos que hoje compõem a AMM, e o esforço em favor do desenvolvimento da região, estarão relatadas na obra

Muitas informações sociais, culturais e políticas das 26 cidades que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM), e daquelas que já fizeram parte da entidade, serão resgatadas e relatadas no livro que será escrito dentro das festividades dos 50 anos da AMM, comemorados em maio de 2017. O projeto foi aprovado hoje, dia 18 de outubro, na assembleia mensal da Associação. Na obra, com lançamento previsto para 2015, também será contada parte da história da região das Missões, pois o livro também servirá como fonte de pesquisa para as escolas, universidades e bibliotecas. A organizadora da obra é a jornalista Karin Schmidt e para escrever o livro foi convidado o escritor roque-gonzalense Nelson Hoffmann, autor de muitas obras e profundo conhecedor sobre a região missioneira. A Associação dos Municípios das Missões foi fundada em Cerro largo, no dia 28 de maio de 1967, nas dependências da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A iniciativa foi da Câmara Municipal, na época presidida pelo vereador Renê Schwengber, que conduziu os trabalhos na primeira assembléia geral da Associação.

O livro
A ideia é reunir em uma única obra, fatos importantes para a população missioneira conhecer o esforço das gerações anteriores que contribuíram para o desenvolvimento da região. Fazer com que os ideais sonhados por tantos que já passaram pela Associação, continuem no coração de todos os moradores da região das missões. Um dos idealizadores e fundadores da AMM é o atual secretário executivo da Associação, Laureano Alberto Schofenn, fundamental apoiador no trabalho de pesquisas. O atual presidente da AMM, prefeito de Cerro Largo, René José Nedel exerce pela terceira o cargo de dirigente da entidade.

O trabalho proposto deverá abranger, inicialmente, a história jesuítica, à qual muitos de nossos municípios estão diretamente vinculados e fazem parte desta memorável civilização, que movimentou o mundo da sua época. Já a segunda parte do livro será reservada ao registro da trajetória da AMM nos seus cinqüenta anos de existência e, finalmente, a terceira parte será destinada a história dos municípios missioneiros.

 


 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS