Assunto foi debatido na assembleia da Associação, que também abordou outras relevantes pautas
Diante da massiva votação da população missioneira (88,14%), que na Consulta Popular 2015 elegeu como prioridade as demandas da saúde, representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e dos três hospitais regionais - São Luiz Gonzaga, Giruá e Santo Ângelo -, uniram forças, e pediram o apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM), quanto a aquisição de verbas por parte do governo do RS.
Conforme explicou o vice-prefeito e presidente do Comude de Giruá, Elton Mentges, o diretor administrativo do hospital Santo Ângelo, Sidnei Rugeri, as gerentes do setor administrativo do hospital de São Luiz Gonzaga, Rosa Maria da Costa, e de Giruá, Simone Bonfanti, foram elaborados três projetos regionais que visam investimentos em modernização de equipamentos, readequação de estrutura física, entre outros serviços oferecidos à comunidade da região.
Audiências
Com o aval do colegiado de prefeitos missioneiros, o presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, formalizou moção de apoio ao pleito e garantiu empenho em viabilizar, já para a próxima semana, audiências com a Secretaria estadual de Saúde e Casa Civil. “Também pediremos contato com o governador José Ivo Sartori, pois como o orçamento está sendo preparado, pediremos que contemplem na íntegra nossos hospitais”, pontuou.
Thomas afirmou que é um privilégio para a Associação poder contribuir com esta ação, que beneficia diretamente a saúde dos munícipes. “Iremos pessoalmente acompanhar os representantes dos hospitais e dos Comudes, nas reuniões em Porto Alegre. É importante salientar que nenhum destes hospitais pede recursos para quitar débitos, mas para investimentos que resultem no bem-estar de todos os cidadãos missioneiros”, salientou Fabiam. O dirigente da Associação enfatizou que quando uma reivindicação é carimbada pela AMM, recebe o apoio das 26 prefeituras se torna uma luta macrorregional, e ganha mais força perante o Estado e a União.
Fabiam, que é prefeito de Giruá, elogiou a dedicação e organização dos Comudes e dos hospitais que, apesar dos problemas que enfrentam no dia a dia, ainda encontram motivação para ampliar a qualificação do atendimento à saúde da população. “O dever da AMM é defender esta causa, mas pretendemos ir além da nossa obrigação. Vamos trabalhar até concretizarmos esse pleito”, assegurou o prefeito giruaense.
Parlamento gaúcho
O deputado estadual Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, mais uma vez prestigiou a reunião mensal da Associação. Ele fez uma explanação sobre a forma como vem atuando em defesa de importantes temas de interesse da região, como repasse à saúde, recuperação de rodovias, projetos que estão sendo votados pelo parlamento gaúcho, entre outros temas.
O presidente da AMM aproveitou para agradecer a presença constante do deputado Loureiro, e reiterar que as todas as assembleias da Associação dos Municípios das Missões, sempre estão abertas à participação de outros parlamentares que queiram interagir com os prefeitos missioneiros.
Transporte escolar
Prefeito de Bossoroca, município promotor da assembleia deste mês de outubro, que ocorreu na sede da entidade, em Cerro Largo, Ardi Jaeger agradeceu a presença de todos. “É sempre uma satisfação poder estar aqui na sede da nossa AMM, discutindo soluções para assuntos relevantes, que vão ao encontro das necessidades de todos os missioneiros”, destacou.
Jaeger relatou aos colegas prefeitos que Bossoroca foi um dos municípios que sofreram sérios prejuízos, ocasionados pelos recentes temporais que assolaram o Estado. “Além dos problemas conjunturais, ainda temos que enfrentar as consequências das intempéries climáticas”, reclamou. Ele também pediu reforço da Associação na questão do transporte escolar, relatando que a prefeitura transporta mais alunos das escolas estaduais do que do próprio município”.
Em nome de todos os colegas prefeitos, o presidente da AMM garantiu intervir junto à Casa Civil para buscar uma solução a essa questão do transporte escolar, que afeta outros municípios missioneiros.
O prefeito Ardi Jaeger aproveitou o encontro para fazer uma saudação especial ao secretário Executivo e um dos idealizadores da Associação, Laureano Alberto Schoffen, que desde 1967, data de fundação da entidade, entre outras funções, continua fazendo as atas de todas as assembleias da AMM/Funmissões.
DETUR
Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Detur/Funmissões, Fabiam Thomas reiterou que as tratativas para a realização da 1ª Conferência Missioneira de Turismo, estão bem avançadas. Já estão sendo confirmadas presenças de representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria Estadual de Turismo (Setel/RS), da rede hoteleira, empresários, e outros agentes fomentadores do turismo empreendedor da área rural e urbana.
Sobre a demonstração das potencialidades turísticas missioneiras em eventos, o próximo será no estande da Setel/RS, durante o Festival de Turismo em Gramado/Festuris 2015, que acontece de 5 a 8 de novembro.
Conforme concordância do presidente Fabiam Thomas com o diretor do Detur, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, será custeada pela AMM/Funmissões uma van para levar um grupo de responsáveis pelo setor, que atuam nas prefeituras, jovens tipicamente pilchados, que estarão se apresentando aos visitantes, além das benzedeiras, que por meio da fé, irão demonstrar o lado místico das Missões.
UERGS
Representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade São Luiz Gonzaga, estiveram na assembleia e foram convidados para participar da próxima reunião mensal da Associação, dia 20 de novembro, em São Pedro do Butiá. Na ocasião, o corpo docente da universidade fará uma explanação sobre as ações de incentivo para permanência dos jovens nas Missões, que podem ser executadas pela universidade em parceria com a AMM, visando o desenvolvimento da região. Fabiam Thomas propôs que também os secretários de Educação dos 26 municípios estejam presentesneste neste encontro.
Festas nas Missões
O prefeito de Mato Queimado, Nelson Hentz, convidou a todos os gestores para a abertura oficial da 7ª EXPOMAQ, dia 13 de novembro, às 17 horas. O evento vai até o dia 15 do próximo mês, e oferece uma programação que inclui o lançamento do livro sobre o município; gravação do programa Vida no Sul/TV Aparecida; exposição de carros antigos; baile da 3ª Idade; Mostra da Terneira; shows musicais; gastronomia típica, entre outras inúmeras opções.
De igual forma, o município de Pirapó estará em festa com as comemorações do 28º aniversário de emancipação político-administrativa. São 112 anos de Colonização, e o prefeito Arno Werle também espera os chefes do Executivo missioneiro com suas comitivas, na abertura oficial, dia 28 de outubro, às 9 horas da manhã. As festividades vão até dia 4 de novembro e prometem agradar o público de diferentes faixas etárias, com atrativos culturais, sociais, musicais, esportivos, e de fé. Entre eles, a chegada da Trilha dos Santos Mártires. E, claro, não poderia faltar o tradicional almoço do peixe.
“Vale a pena prestigiar estes dois eventos em Pirapó e Mato Queimado, que assim como outras festas da região, valorizam e exaltam as riquezas culturais, históricas, gastronômicas e turísticas das Missões”, convidou o presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, que fez questão de confirmar presença.