CARREGANDO
Boa Madrugada | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

AMM esteve representada na reunião da ALM em Salvador das Missões

Publicado em 12/12/2014
Por Karin Schmidt

Trabalho conjunto do Executivo e Legislativo para alavancar o turismo e o desenvolvimento regional, foi destaque no encontro

Os Poderes Legislativo e Executivo da região das Missões devem atuar de forma independente, mas unidos pela mesma causa: promover ações para impulsionar o progresso nos 26 municípios missioneiros. Esta foi a avaliação do prefeito anfitrião Jair Henrich, como representante da Associação dos Municípios das Missões (AMM), e do presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM) e vereador de São Luiz Gonzaga, José Antônio Braga. As duas lideranças se pronunciaram durante reunião da ALM, que ocorreu na tarde de quinta-feira, 11/12, na Câmara de Vereadores de Salvador das Missões.

Jair Henrich fez questão de rememorar a importância de sua trajetória no Legislativo. "A experiência que acumulei como vereador me ajuda bastante na execução de minhas atividades como prefeito. E a parceria entre Executivo e legislativo, é fundamental para o crescimento dos municípios e da região", ressaltou o prefeito de Salvador das Missões, que aproveitou para informar sobre a atual situação financeira do município. "Tivemos um ano bastante difícil para as prefeituras, e foi preciso adotar algumas medidas drásticas para contenção dos gastos. Mas o esforço valeu a pena, pois em Salvador das Missões conseguiremos fechar o ano com as contas equilibradas. Ainda nesta semana estaremos efetuando remuneração integral do 13º salário dos servidores municipais, e nos próximos dias, a folha de pagamento", comemorou o prefeito.

Reforço do Legislativo  
A diretoria da ALM oportunizou um espaço na reunião para que o representante titular da região junto ao Conselho Estadual de Turismo, o vereador Marcos Mattos, juntamente com a secretária Executiva do Detur/Funmissões, Izábel Cristina Ribas divulgassem as marcas publicitárias 'Orgulho de ser Missioneiro' e 'Eu amo as Missões', recentemente lançadas na região. Izábel, que é secretária de Turismo de São Miguel explicou a proposta da iniciativa, que evidencia a identidade regional com a imagem da Cruz Missioneira, símbolo maior da fé nas Missões. "Contamos com a especial participação do Legislativo para que todos os vereadores também sejam promotores do turismo missioneiro", motivou a secretária.

Secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos solicitou apoio dos colegas vereadores para que ajudem a desenvolver ações de fomento ao turismo missioneiro, por ser uma forte geração de renda para as comunidades. "O turismo vive um grande momento nas Missões. Por muito tempo a região esteve afastada da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), mas se atuarmos firme e coletivamente, Legislativo e Executivo, com o apoio da Setur, certamente nossa região será forte na viabilização de projetos turísticos", pontuou.

4ª Rota Turística do mundo
O presidente da ALM garantiu o empenho da entidade. "O Rio Grande do Sul é 4ª Rota Turística do mundo. E nós, missioneiros, temos que valorizar mais nossas riquezas turísticas locais e regionais, somando esforços com o Executivo das Missões em ações unificadas de fortalecimento do turismo", salientou o vereador José Antônio Braga, que foi presenteado com uma camiseta e uma cuia personalizada com a marca 'Orgulho de ser Missioneiro'. O 5º Seminário Missioneiro de Processo Legislativo, que abordou o tema 'Diárias - Conceito e Prestação de Contas', com palestrantes da União dos Vereadores do RS (UVERGS), integrou a pauta da última reunião da Associação dos Legislativos das Missões, neste ano de 2014. 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS