O evento é gratuito e tem entre os pontos fortes a gastronomia e os trabalhos artesanais feitos a base do butiá, além de shows e diversificados atrativos
Clima de alegria marcou a abertura da 8ª Festa do butiá, em Giruá, na quinta-feira, 13 de março. Fruto símbolo do município, e iguaria exótica, o butiá impulsiona uma das mais singulares festas típicas do interior do Estado. A programação do evento, que é uma iniciativa do governo municipal e acontece entre os dias 13 a 16 de março, oferece diversificados atrativos como a Escolha da Coleção Giruaense de Artesanato; 3ª edição do concurso Balaio de Sabores; Desfile de modas com a temática 'Butiá - Cores e Formas da Nossa Terra'; Show Cultural Latino Americano, com Dante Ramon Ledesma; Apresentação cultural-Tango; programação especial para a terceira idade; entre outras inúmeras opções, que prometem animar todos os públicos.
Valorização artesanal do butiá
Todos os expositores são moradores de Giruá, e recebem a estrutura sem nenhum custo. A gastronomia e o artesanato envolvem os trabalhos, que devem ser sempre a base do butiá. Não se trata de comércio de produtos industrializados, pois a Festa do Butiá exige a produção artesanal dos expositores. A utilização do Butiá obedece as técnicas de manejo sustentável; além da polpa, são utilizados a casca, a semente, a amêndoa, o talo, a coroa, e partes da palmeira, as quais são transformadas em obras de arte e expostas nos cerca de 100 estandes.
Respeito as etnias
Conforme destacou o prefeito anfitrião, Fabiam Thomas, a festa é aberta e gratuita ao público. "Grupos folclóricos nacionais e internacionais revelam o respeito as etnias que colonizaram Giruá e região, e dezenas de milhares de visitantes, conhecerão mais de perto a história do nosso município", ressaltou Thomas, evidenciando que "a meta é superar em 20% o público da 7ª edição, em que visitantes de mais de 40 municípios, além de estados vizinhos e países do Mercosul, se fizeram presentes. Todos os participantes serão muito bem-vindos e poderão sentir a acolhida da comunidade giruaense", convidou Fabiam Thomas.
Recentemente, Giruá e o Butiá representaram a arte brasileira, através da artesã Iolanda Stasiak, na Feira Internacional da Lusofonia, em Macau, na China. Confira a programação.
Informações: Prefeitura Municipal de Giruá
Edição: Karin Schmidt