Coord. Regional de Saúde-Antônio Pedro Sartori
Recentemente, foi formada a coordenação da Comissão Regional dos Municípios Atingidos pela Barragem Garabi, em reunião realizada em Porto Xavier. Integram o grupo representantes dos municípios de Garruchos, Pirapó, Santo Antônio das Missões, Roque Gonzales, Porto Xavier, São Nicolau, Porto Lucena e Porto Vera Cruz. Por unanimidade, ficou decidido a suspensão do preenchimento do cadastro sócio-econômico da população, enquanto a empresa responsável pela construção da hidrelétrica, não prestar as devidas informações sobre as medidas compensatórias às comunidades que serão afetadas pelo empreendimento.
"Foi elaborado um documento apontando todas as necessidades dos moradores das localidades que terão áreas inundadas. E, no dia 8 de abril em Garruchos, teremos uma nova reunião da Comissã para discutirmos as próximas etapas do processo, ressaltou o prefeito de Porto Xavier e vice-diretor de Turismo da Funmissões, Paulo Sommer, durante assembleia mensal da AMM, que ocorreu na sexta-feira (20/03), em Cerro Largo, quando foi eleita a nova diretoria da entidade, que será presidida pelo prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas.
Ações na saúde
Delegado titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santo Ângelo, Antônio Pedro Sartori, que assumiu o cargo neste mês de março, esteve presente na assembleia da AMM para conversar com os prefeitos. Sartori, que já foi presidente da Associação dos Municípios das Missões, disse que pretende visitar os 26 municípios missioneiros para verificar, pessoalmente, as demandas na área de saúde.
Ele falou sobre ações de combate a dengue, que está afetando municípios nas Missões. "Já foi enviado um alerta para as prefeituras da região comunicando que só tem uma maneira de combater o foco onde a larva se prolifera: a prevenção", avisou o coordenador acrescentando que serão desenvolvidas ações prioritárias para todas as questões relacionadas a melhorias na saúde. "Estamos ao dispor dos municípios missioneiros. Junto com as comunidades faremos um grande trabalho em equipe", ressaltou Sartori, que também já foi secretário de Saúde e prefeito de Roque Gonzales.
Sustentabilidade do solo
Em 2015 comemora-se o ano internacional dos solos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, na produção de alimentos e na luta contra a fome. E ainda cumprem o papel como reservatórios da biodiversidade, por isso seu cuidado é essencial para mitigar e enfrentar as mudanças climáticas. Com este enfoque o tema foi abordado pelo gerente regional da Emater/Ascar, Fernando Fagundes, aos prefeitos e demais participantes da reunião da AMM.
O gerente regional, cuja sede fica em Santa Rosa, fez uma explanação de conscientização sobre o uso, manejo e conservação direcionada a sustentabilidade do solo no sistema de plantio direto, na produção de leite, na integração da lavoura e pecuária, no sistema silvipastoril e agroflorestal. Por sua importância, ficou estabelecido que o assunto voltará a ser discutido em novos encontros na região com a participação de prefeitos, secretários municipais de agricultura, representantes de cooperativas, Emater, entre outros envolvidos.