Anúncio foi durante comemorações do aniversário de São Miguel das Missões. Novo espetáculo Som & Luz, fortalecimento do turismo regional e presença da comunidade miguelina, marcaram evento
Em homenagem ao 27º aniversário de emancipação político-administrativa de São Miguel das Missões, a comunidade local e regional foi beneficiada com uma programação diferenciada. As festividades iniciaram dia 18 de abril e encerraram dia 29, com a presença do secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer (Setur/RS), Juvir Costella, que teve a oportunidade de conhecer o único patrimônio histórico e cultural da humanidade localizado do sul do país: as Ruínas de São Miguel.
O prefeito anfitrião Hilário Casarin e equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, conjuntamente com a comunidade miguelina, receberam Juvir Costella, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, imprensa e demais convidados, na praça Guarani. Na sequência das atividades, foi realizado um tour no Sítio Arqueológico com os áudio-guias (iniciativa da Associação dos Amigos das Missões), uma ferramenta inovadora de auto guia em oito idiomas, que permite ao turista uma experiência mais ampla.
Com a presença do secretário Costella, logo após a visitação teve a recepção solene na Câmara de Vereadores e apresentação do Som &Luz. Conforme anunciou Casarin, o espetáculo está sendo revitalizado e a inauguração do novo show está prevista para agosto deste ano.
Parceria do Estado
O secretário Juvir Costella disse que conhece muito bem a região das Missões e já esteve em São Miguel, mas esta foi a primeira vez que visitou as Ruínas. Ele destacou a importância turística da região missioneira, que detém o único patrimônio histórico e cultural da humanidade situado no sul do Brasil.
Costella reafirmou o compromisso do governo do Estado, por intermédio da Setur, na viabilização dos projetos e fortalecimento dos roteiros turísticos das Missões. "Como representante da Secretaria, minha missão é levar a contribuição do governo estadual à região para que, juntos, numa forte parceria, possamos vender o produto turístico das Missões", enfatizou Juvir ao ressaltar que para isso precisa do engajamento dos prefeitos, secretários municipais e demais entidades que congregam os 26 municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Indutor do desenvolvimento
Representando o presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, que esteve impossibilitado de comparecer no evento, o diretor do Detur/Funmissões, Junaro Rambo Figueiredo, ressaltou a necessidade de incentivos do governo do Estado, aos projetos missioneiros de fomento ao setor. "O turismo é um importante indutor do desenvolvimento, pois além de valorizar os atrativos locais e regionais, possibilita alternativas de renda para a população. A região oferta diversos segmentos do turismo, como religioso, cultural, místico, aventura, ecoturismo, e o apoio do governo estadual é fundamental neste processo", acrescentou Junaro, que é prefeito de São Luiz Gonzaga, parabenizando a administração municipal e a comunidade de São Miguel pelas comemorações do aniversário do município.
Patrimônio da região
O prefeito de Salvador das Missões, Jair Henrich, que integra a diretoria da Associação e na ocasião também representou o presidente da entidade. Ele evidenciou a importância do município de São Miguel para o turismo regional. "Para nós é um privilégio participar de um evento desta magnitude, além da confraternização com a população miguelina. A AMM sempre que possível, vem a somar com este município, onde se encontra o patrimônio histórico e cultural da humanidade, que é de toda a região das Missões. Com o reforço do Estado avançaremos em nossas ações direcionadas ao turismo", disse Henrich.
Também o prefeito Hilário Casarin fez questão de agradecer o engajamento da comunidade miguelina com a administração municipal, e expressar a satisfação em poder contar com o apoio da Setur. "É de suma importância termos o reconhecimento do Estado. Não somente aos projetos turísticos de São Miguel, mas de toda a região missioneira. Pois é aqui, nas Missões, que temos o nosso patrimônio da humanidade", reiterou.