Instruções para elaboração do inventário turístico dos 26 municípios e divulgação do destino Missões estiveram entre os assuntos
Motivação! Este foi o clima que tomou conta dos participantes do encontro mensal do Departamento de Turismo (Detur), que ocorreu na manhã de terça-feira (12), na sede da AMM/Funmissões, em Cerro Largo. Prefeitos, secretários de Turismo, representantes da iniciativa privada e demais agentes engajados em promover ações de fomento ao turismo missioneiro, estiveram reunidos no intuito de fortalecer o setor. “Vamos continuar atuando unidos, em equipe, e com único objetivo: atrair visitantes à nossa região para conhecer e investir em nossas potencialidades”, enfatizou a diretora do Detur e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, ao evidenciar que “o turismo também é uma grande fonte de receita para os nossos municípios”.
Neste contexto, o prefeito de Roque Gonzales, que esteve presente, Sadi Wust Ribas, evidenciou que muitos municípios missioneiros têm locais turísticos aptos a receberem empreendedores. Ele exemplificou a Prainha, em sua cidade, um dos mais belos cenários da região, onde podem ser construídas pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos.
Também foram tratados os seguintes assuntos: será encaminhado às prefeituras um CD do Ministério do Turismo com as instruções necessárias para elaboração do inventário turístico dos 26 municípios, fundamental para a inclusão no site Rota Missões; participação da região na audiência pública da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa (13/07); na exposição Arte e Turismo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (julho a dezembro deste ano); na Semana do Turismo Gaúcho, no estande da Setel/RS, durante a programação dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro (06 a 10/08); no Festival de Turismo em Gramado (03 a 06 de novembro) que, conforme aprovado na reunião, a região vai adquirir um estande próprio para divulgação exclusiva do destino Missões.
Romaldo Melher e Marta Benatti, sócios-proprietários do Caminho das Missões, que vai completar 15 anos, fizeram uma explanação sobre a expressiva representatividade deste roteiro interativo que, além do conhecimento histórico, proporciona uma experiência inigualável de liberdade e autoconhecimento. Eles relataram que turistas de diversos países percorrem a região das Missões, se encantam com os atrativos, gastronomia, hospitalidade, e com as peculiaridades missioneiras.
Outro destaque foi apresentado pelo pesquisador José Roberto de Oliveira, num material que demonstra, com mestria, o valor das Missões para a humanidade. José Roberto, que também o coordenador das Missões/Brasil, Argentina e Paraguai, ressaltou ainda que está em pleno andamento o folder integrado do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas Guarani.
A reunião, que abordou outros temas direcionados ao setor turístico missioneiro, foi conduzida pela diretora do Detur, Rosane Grabia, com o apoio da secretária Executiva do Departamento, Izábel Ribas. Participaram representantes dos municípios de São Paulo das Missões, Cerro Largo, Guarani das Missões, Porto Xavier, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Ubiretama, Sete de Setembro e Roque Gonzales. Na próxima semana, dia 20/7, diferentes projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Detur serão apresentados na assembleia da AMM/Funmissões, na Famurs, em Porto Alegre.