CARREGANDO
Boa Madrugada | quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Ministro do MCTI realiza entrega de medalhas e inaugura laboratórios na URI Santo Ângelo

Marcos Pontes e uma comitiva do ministério estiveram na Região das Missões, cidade de Santo Ângelo, para entregar medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e para abertura de laboratórios do Centro de Referência em Tecnologias para Cidades Inteligentes – LABMissões.
Publicado em 23/09/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou na quinta (23), em Santo Ângelo (RS), da entrega de medalha para ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da inauguração do Centro de Referência em Tecnologias para Cidades Inteligentes – LABMissões. A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no campus de Santo Ângelo.

Marcos Pontes destacou a importância do investimento em ciência no país. “O futuro pertence ao conhecimento. Não existe nenhum tipo de atividade no futuro em qualquer país desse planeta, na nossa espaçonave Terra, que vai sobreviver ou que vai ter sucesso se não utilizar ciência, tecnologia e inovações. Os laboratórios são infraestruturas que permitem a construção do futuro. A gente precisa ver que esse investimento em ciência e tecnologia tem uma capacidade de alavancar todas as outras áreas, por isso que ciência e tecnologia também é estratégico”.

O Centro de Referência em Tecnologias para Cidades Inteligentes – LABMissões contará com Laboratórios de Desenvolvimento de Tecnologias para Energia Renováveis (LabGDTec) e com o Laboratório de Inovação de Analise de Leite e de Apoio para as Empresas. As estruturas vão proporcionar desenvolvimento para diversos setores na região por meio da ciência, tecnologia e inovações.

Estiveram presentes na cerimônia de entregas o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, o Secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Fernando Camargo, o reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Gilberto Pacheco, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, além de parlamentares e autoridades locais. A secretária de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC/MCTI), Christiane Corrêa e o secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI/MCTI), Paulo Alvim, também participaram das cerimônias.

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

O ministro entregou medalhas e um certificado para alunos do município de Santo Ângelo (RS) que ganharam a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A olimpíada conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também vinculada ao MCTI.    

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS