Inauguração do novo espetáculo está prevista para junho de 2015. E até o final de dezembro, o BNDES vai liberar a segunda parcela dos recursos.
Entre as ações desenvolvidas na atual gestão do Detur/Funmissões, uma das prioridades é a requalificação do Som e Luz, em São Miguel das Missões. Os serviços começaram em maio deste ano e precisaram ser interrompidos por um período, mas, na manhã desta quarta-feira, 03/12, foram retomadas as obras no local. Conforme informações de Marconi Flach, presidente do instituto Iguassu Misiones, órgão responsável pelo projeto, isso foi possível porque a Cermissões disponibilizou uma verba ao Instituto, que possibilitou o reinício imediato dos trabalhos. Mas ele fez questão de evidenciar a importância da mobilização das lideranças da região neste processo. "Graças ao esforço conjunto da diretoria do Detur, da AMM e de outros colaboradores da região, além do apoio da inciativa privada, também conseguimos que o BNDES liberasse, ainda neste mês de dezembro, a segunda parcela dos recursos previstos, pois em setembro passado foi paga a primeira parcela. As obras recomeçaram hoje a todo vapor, e a inauguração do novo espetáculo deve ocorrer em junho do próximo ano", anunciou Flach.
Empenho da AMM e do Detur
No firme propósito de viabilizar recursos para a continuidade das obras de requalificação, em agosto deste ano a diretora do Detur, prefeita Rosane Grabia, o vice-diretor, Hilário Casarin, o presidente da Associação dos Municípios das Missões, Junaro Figueiredo, o presidente do Instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach, acompanhados de representantes da Setur/RS, estiveram reunidos com a Coordenadora do Departamento de Cultura do BNDES, no Rio de Janeiro.
Apoio da iniciativa privada
Enquanto aguardavam retorno do BNDES, os membros da diretoria da AMM e do Detur/Funmissões, também integrada pela secretária Executiva Izábel Ribas, que é secretária de Turismo de São Miguel, foram em busca do apoio financeiro da iniciativa privada, entre elas a Cermissões, que terá o nome da empresa vinculado a este belíssimo Patrimônio da Humanidade, anualmente visitado por milhares de turistas.
Conquista local e regional
Para o prefeito de São Miguel das Missões Hilário Casarin, a retomada dos serviços de modernização do espetáculo representa uma expressiva conquista para todos os municípios da AMM. "Precisamos continuar unidos e acreditando sempre no desenvolvimento regional. O novo espetáculo Som e Luz, que há 36 anos vem sendo apresentado com os mesmos equipamentos, vai beneficar e impulsionar o turismo não somente em São Miguel, mas em todos os municípios missioneiros", comemorou Casarin.
Rosane Grabia, diretora do Departamento de Turismo da Funmissões e prefeita de Sete de Setembro atribui este avanço no turismo missioneiro ao trabalho realizado em conjunto por toda a diretoria e equipe do Detur, juntamente com outros apoiadores. Presidente da AMM, entidade que colaborou com o valor de R$ 15 mil para revitalização do espetáculo, Junaro Figueiredo também ressaltou a satisfação de poder transmitir esta boa noticia para toda a região missioneira.